GRUPO CDR - HEMODINÂMICA

CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA

A cardiologia intervencionista é a especialidade que trata, de forma minimamente invasiva (endovascular), não cirúrgica, as doenças das artérias coronárias, das válvulas cardíacas e dos grandes vasos do corpo .

Com isso, a segurança e a rapidez da recuperação do paciente aumentam, já que não há necessidade de incisões e suturas cirúrgicas, que prolongam a recuperação. Ainda assim, muitos destes procedimentos têm eficácia e segurança comparável aos tratamentos cirúrgicos disponíveis e tradicionalmente realizados.

CATETERISMO CARDÍACO

O exame de Cateterismo Cardíaco é um dos procedimentos mais conhecidos realizados pela Hemodinâmica. Com ele, é possível verificar em tempo real como está a circulação sanguínea dentro do coração – e os pontos exatos que apresentam problemas. Tudo é feito a partir de um cateter, sem a necessidade grandes de incisões.

ANGIOPLASTIA

Outro procedimento muito importante realizado pela Hemodinâmica é a Angioplastia – o tratamento de escolha em todo mundo no tratamento do infarto agudo do miocárdio. No geral, uma vez confirmado o infarto, o paciente é levado diretamente para a unidade Hemodinâmica. Nela, é feito o Cateterismo e, quase que simultaneamente, a Angioplastia, que consiste na desobstrução da artéria através do enchimento de um pequeno balão e implantação de Stents, uma pequena malha de aço cirúrgico responsável por manter a normalidade no fluxo sanguíneo das artérias.

DÚVIDAS FREQUENTES

Sim! para a realização do procedimento de Hemodinâmica, será necessário a internação do paciente. Importante ressaltar que essa etapa é realizado direto com a equipe do Hospital Ramos e o Grupo CDR é só o prestador do serviço de Hemodinâmica dentro do Hospital.
Informe o seu médico sobre as drogas que está tomando, mesmo medicamentos que comprou sem receita médica. Será pedido para não beber ou comer nada durante 6 a 8 horas antes do teste. Tome os medicamentos que o seu médico lhe disse para tomar com um pequeno gole de água. Informe o seu médico se você é alérgico a frutos do mar, teve uma reação ao material de contraste ou iodo no passado, está tomando Viagra, ou está ou pode estar grávida.
A média de internação é de 2 dias ou menos. Algumas pessoas podem nem sequer ter que passar a noite no hospital. Em geral, as pessoas submetidas a angioplastia são capazes de andar em torno de 6 horas após o procedimento. A recuperação completa leva uma semana ou menos. Você receberá informações sobre como cuidar de si mesmo após a angioplastia.

 Resultados de Exames

PACIENTES

MÉDICOS

GRUPO CDR